Imagens mostram estrago no aeroporto de Porto Alegre causados pela água

Imagens que circulam na internet mostram diversas áreas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tomadas pela água da inundação que atinge a capital gaúcha. As operações de pousos e decolagens estão paralisadas desde sexta-feira (3).

Nesta segunda-feira (6), a concessionária Fraport, que administra o terminal, emitiu uma nota ao setor aéreo informando que as operações do aeroporto estão suspensas até o dia 30 de maio.

As fotos tiradas no último domingo (5) mostram que a água tomou conta da pista e chegou a atingir a parte destinada a hangares. No interior do terminal, o nível da água chegou nos degraus de escadas rolantes e inviabilizou o acesso ao posto da Polícia Federal. Assentos também ficaram comprometidos.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) reforçou a informação de que o Aeroporto Salgado FIlho está fechado por tempo indeterminado.

“As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha”, diz o comunicado.

Outros aeroportos do Rio Grande do Sul seguem funcionando. É o caso dos aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo. Entretanto, as operações nesses locais podem vir a ser afetadas por causa das condições meteorológicas.