ICMBio multa quatro pessoas por caça ilegal de tubarão-martelo em Arraial do Cabo

O animal, que é considerado ameaçado de extinção, foi capturado na Ilha do Farol, que faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo. Crime ambiental foi identificado pelo ICMBio em Arraial do Cabo depois de foto com tubarão-martelo capturado em área de reserva da Marinha
Reprodução redes sociais
O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) multou quatro pessoas por captura ilegal de um tubarão-martelo em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
O animal foi capturado nesta terça-feira (24) na Ilha do Farol, que faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex).
A pesca de espécies ameaçadas de extinção, como o tubarão-martelo, é considerada crime ambiental.
Por meio de fotos postadas nas redes sociais, ICMBio identificou e multou pessoas que participaram da captura do tubarão-martelo em Arraial do Cabo
Reprodução redes sociais

Em áreas protegidas, como a Resex, essa prática é proibida, inclusive para pescadores beneficiários da unidade de conservação.
O ICMBio está investigando os responsáveis por essa captura ilegal, a fim de aplicar as devidas sanções, conforme o decreto nº 6.514/2008.
De acordo com fiscais do ICMBio, a ação aconteceu depois de fotos divulgadas nas redes sociais. Foi feito um trabalho de levantamento e identificação das pessoas que estavam divulgando as imagens.
Quatro pessoas foram identificadas e multadas no valor de R$ 10 mil. Essas pessoas vão responder administrativamente e criminalmente.
“Eles foram multados administrativamente, mas a gente encaminha um documento para o Ministério Público para apuração e em seguida eles são chamados pela Polícia Federal para poder apurar os fatos criminalmente”, segundo o ICMBio.