O recurso estará disponível para alguns usuários a partir de julho. Antes do lançamento, representantes do Google estiveram no Brasil para entender o funcionamento das “gangues da bicicleta”, que têm o hábito de roubar smartphones de pedestres em grandes cidades.
No Google I/O 2024, foi anunciado inicialmente pela gigante das buscas o lançamento do “modo ladrão” no Android. Nesta terça-feira (11), a novidade foi oficialmente confirmada, sendo projetada para bloquear a tela do celular ao detectar que foi abruptamente arrancado das mãos do usuário, como medida de combate a roubos.
O Brasil se torna o primeiro país do mundo a receber esse recurso, que entrará em fase de teste a partir de julho para alguns usuários. Para sua ativação, o dispositivo precisa estar executando Android 10 ou superior.
O lançamento no Brasil foi anunciado durante o Google For Brasil 2024, evento anual da gigante de tecnologia para apresentar suas inovações ao mercado local.
A empresa explicou que o próprio celular usa inteligência artificial e o acelerômetro para detectar a ação de roubo. Quando o criminoso arranca o aparelho da mão do usuário, o dispositivo bloqueia a tela imediatamente, exigindo a senha para ser ativado novamente.
Segundo o Google, a tecnologia pode identificar fugas a pé, de bicicleta, de moto e de carro. Após o roubo, uma mensagem informando “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” será exibida.
Fonte: G1