Wladimir Garotinho junto de seu vice Frederico Paes e mais 25 vereadores tomam posse em Campos

A cerimônia de posse aconteceu na câmara de vereadores

Wladimir Garotinho (PP) tomou posse nesta quarta-feira (1°) para o segundo mandato como prefeito de Campos dos Goytacazes, ao lado de Frederico Paes (MDB), seu vice. Durante a cerimônia, também tomaram posse os 25 vereadores eleitos para a legislatura de 2025.

Aos 39 anos, Wladimir Garotinho, filho de Anthony e Rosinha Garotinho, ambos ex-governadores e ex-prefeitos, já tem experiência política. Ele foi eleito deputado federal em 2018, venceu a eleição para prefeito em 2020 e foi reeleito em 2024. Por outro lado, Frederico Paes, de 55 anos, é engenheiro e tem um histórico de atuação política pelo MDB.

Entre os principais desafios para o segundo mandato de Wladimir estão a conclusão de obras inacabadas que afetam a infraestrutura da cidade e as dificuldades financeiras, com dívidas acumuladas com prestadores de serviços. Além disso, a cidade enfrenta o aumento da população em situação de rua, degradação urbana, fechamento de comércios, problemas no transporte público, saúde e um trânsito caótico.

Na Câmara Municipal, o PP possui a maior bancada, com destaque para vereadores como Kassiano Tavares, Bruno Pezão e Fred Rangel. Há a possibilidade de alguns vereadores deixarem seus cargos para integrar o governo municipal, o que abriria espaço para suplentes. Bruno Pezão, por exemplo, enfrenta problemas judiciais, mas conseguiu participar da posse após obter habeas corpus.

Esses fatores criam um cenário político e administrativo que exigirá bastante habilidade para que a gestão de Wladimir Garotinho possa lidar com as pressões financeiras e as demandas da população.