Washington Reis quer união com prefeitos para viabilizar expansão do metrô no Rio

O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), afirmou que pretende abrir diálogo com prefeitos da Região Metropolitana para viabilizar a expansão do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A proposta inclui também a busca por parcerias com o setor privado e o governo federal para “destravar” os projetos de ampliação. As informações são de Giovanna Ribeiro/Tempo Real.

A declaração ocorre na esteira do anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), no último dia 11, sobre a disposição da prefeitura em colaborar com a ampliação das linhas do metrô para Zona NorteJacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Segundo Reis, o foco da Setram (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana) é ir além da capital e envolver também municípios como Niterói, governado por Rodrigo Neves (PDT), e São Gonçalo, administrado por Capitão Nelson (PL).

“Sem a colaboração entre presidente da República, seja ele quem for, governador e prefeitos, não será possível avançar”, destacou Washington Reis, reforçando a importância de um planejamento integrado.

De acordo com a Setram, o estado está aberto a parcerias para ampliar o sistema metroviário, mas ressalta que qualquer avanço depende de estudos técnicos e financeiros consistentes, que estão sendo elaborados com base em análises da Universidade de São Paulo (USP).

A discussão ocorre em meio à retomada das obras da Estação Gávea, anunciada no dia 10, com previsão de conclusão em três anos. A secretaria afirma que também estão entre as prioridades a ligação das estações Estácio e Praça Quinze e a construção da linha 3, que deve conectar o Rio a municípios vizinhos.

Fonte: Diário do Rio