Vencimento do IPTU em Petrópolis tem prazo ampliado após pane na emissão do boleto pela internet

Prefeitura disse que instabilidade ocorreu devido ao apagão cibernético que afetou o planeta na última sexta-feira (19). Aviso no site da Prefeitura sobre a instabilidade do sistema e novos prazos
Reprodução site Prefeitura de Petrópolis
Quem tentou emitir a 2ª via dos boletos para pagamento da parcela do IPTU nesta segunda-feira (22) em Petrópolis, na Região Serrana no Rio, teve problemas com o sistema.
Ao g1, a consultora imobiliária, Irene Medeiros, relatou que teve dificuldades para acessar o site da Prefeitura.
“Eu entrei no site para baixar os boletos dos meus clientes e estava fora do ar. Tive que ir até a sede da Prefeitura, e lá me informaram que o sistema estava com instabilidade. Eles resolveriam essa questão e nós não pagaríamos multa”, contou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Fazenda disse que o problema teve relação com o apagão global ocorrido na última sexta-feira (19).
“Por conta do apagão cibernético que afetou o planeta na última sexta-feira (19), houve uma instabilidade no sistema de emissão da 2ª via do IPTU”, disse o município.
Novo prazo
Por conta do problema, os contribuintes terão um novo prazo para o pagamentos dos boletos que tinham como data de vencimento o dia 22 de julho de 2024.
Um aviso divulgado na página destinada à emissão dos boletos, explica que o documento poderá ser emitido até o dia 26 de julho, sem multa ou correção.
“A Secretaria de Fazenda ressalta que o problema foi apenas com a emissão da 2ª via. Por isso, os pagamentos pelos carnês não sofreram alterações e seguem obedecendo as datas de vencimento impressas nos boletos”, diz a nota enviada pela Prefeitura de Petrópolis ao g1.