Trump vai estar em Moscou no Dia da Vitória, diz jornal francês

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode visitar Moscou, na Rússia, em 9 de maio, durante as celebrações do Dia da Vitória. A informação foi divulgada pelo jornal francês Le Point e repercutida pela agência estatal russa Ria Novosti. “No dia 9 de maio, segundo as nossas fontes, é provável que haja um convidado importante nas arquibancadas em Moscou: Donald Trump, ao lado de Vladimir Putin”, escreveu o veículo francês.

 

Segundo o Le Point, além da comemoração da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial, a visita também marcaria uma possível “vitória conjunta” de Trump e Putin nas negociações de paz sobre a Ucrânia. A notícia surgiu após Trump afirmar que a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nas negociações “não é muito importante”, pois ele “torna muito difícil fazer acordos”. O ex-presidente argumentou que Putin “não precisa de um acordo” e poderia “ficar com o país inteiro” se quisesse.

Recentemente, Trump acusou Zelensky de ser um “ditador sem eleições” após o líder ucraniano afirmar que o ex-presidente americano está preso em uma “bolha de desinformação russa”. Enquanto isso, líderes europeus se reuniram em Paris para discutir a segurança na região e as garantias prometidas à Ucrânia. O presidente do Conselho Europeu, António Costa, visitará Kyiv na próxima segunda-feira para marcar o terceiro aniversário da invasão russa e reafirmar apoio ao governo ucraniano.

Leia Também: Com Musk, EUA e imigração, extrema direita busca resultado histórico em eleição na Alemanha