Ação movida pela PGR que acusava o prefeito de Itaperuna e o deputado por abuso de poder econômico nas eleições de 2022
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na tarde desta quinta-feira(29) absolvendo o Prefeito Alfredão e o Deputado Murillo Gouvea das acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022 foi proferida por unanimidade. A ação havia sido movida pela Procuradoria Eleitoral Regional (PGR) e alegava que o prefeito de Itaperuna teria contratado funcionários em massa para desviar recursos e beneficiar a campanha de seu filho para deputado federal.
Além de Alfredão e Murillo Gouvea, estavam envolvidos na ação a Secretária Municipal de Assistência Social, Adriana Beatriz Levone Afonso, o ex-Secretário de Governo, Pedro Renato Teixeira Baptista, e Diego Rodrigues Caldas, ex-Coordenador Geral Administrativo da prefeitura.
Murillo Gouvea sempre manteve a contestação das acusações e reiterou sua inocência, destacando que foi o único deputado federal eleito pelo Noroeste do estado através do trabalho e apoio de várias lideranças. Ele expressou confiança na justiça e criticou as denúncias que considerou infundadas e oriundas de adversários políticos.
Com a decisão unânime dos desembargadores, tanto Murillo Gouvea quanto seu pai, o Prefeito Alfredão, podem agora se concentrar em suas campanhas. Alfredão, que é candidato à reeleição neste ano, e seu filho Murillo Gouvea celebram a decisão como uma vitória frente às alegações que consideram infundadas.