TRE mantém absolvição de Castro, Pampolha e Bacellar

O julgamento dos recursos ocorreram nesta terça-feira (24)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu por seis votos a um manter a absolvição do governador Cláudio Castro, do vice Thiago Pampolha e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, em um processo que investigava suposto abuso de poder econômico durante as eleições de 2022. Os recursos contra a decisão de absolvição foram rejeitados durante o julgamento ocorrido nesta terça-feira (24).

A ação, movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela chapa de Marcelo Freixo, que foi candidato derrotado ao governo do estado, focava em contratações pela Fundação Ceperj e pela Uerj no ano de 2022. Além dos três principais alvos, outros dez políticos também estavam envolvidos no processo, mas foram absolvidos por falta de provas.

Durante o julgamento, a maioria dos desembargadores seguiu o voto do relator dos recursos, Marcello Ferreira de Souza Granado, decidindo pela rejeição dos embargos de declaração. Apenas o desembargador Peterson Barroso Simão discordou, sendo ele o relator original do processo.

Essa decisão final do TRE-RJ confirma a continuidade dos mandatos de Castro, Pampolha e Bacellar, e encerra esse capítulo específico do processo eleitoral de 2022 no estado do Rio de Janeiro.