Soninha será a segunda mulher a comandar o parlamento são-joanense na história
Sônia Pereira (PT), vereadora pelo quarto mandato consecutivo, foi eleita por unanimidade a nova presidente da Câmara de São João da Barra para o biênio 2025/2026. A eleição aconteceu durante uma sessão solene na quarta-feira, 1º de janeiro, logo após a posse dos vereadores. Ela se torna a segunda mulher a ocupar o cargo na história do município, sucedendo a atual deputada estadual Carla Machado (PT), que presidiu a Câmara no biênio 1999/2000. Este é também o primeiro momento em que tanto o Legislativo quanto o Executivo, liderado por Carla Caputi (União), são comandados por mulheres.
Além de Sônia, a Mesa Diretora foi composta por Julinho Peixoto (União), eleito vice-presidente, e Analiel Vianna (PL), que ficou com o cargo de 1º secretário. A única mudança em relação às previsões foi o nome de Léo de Lolô (SD) para a 2ª secretaria, sendo o único eleito com um voto contrário (12 dos 13 votos).
Júnior Monteiro (União), o vereador mais votado nas eleições de 2024, presidiu a solenidade de posse e também a sessão de eleição da Mesa Diretora. Apesar de cogitado como candidato a segundo secretário, Júnior será o líder do governo de Carla Caputi na Câmara.