Rock the Mountain começa neste fim de semana com espaço exclusivo para artistas de Petrópolis


Evento espera receber mais de 100 mil pessoas em cinco dias de programação. O Palco Coreto é um espaço criado pelo RTM que pode ser usado o ano inteiro por artistas da região no Parque Municipal em Itaipava, em Petrópolis
Julia Bandeira
Um dos principais festivais do Brasil, o Rock the Mountain (RTM), que acontece em Itaipava, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, espera receber mais de 100 mil pessoas nos cinco dias de evento.
A programação será nos dias 9, 10, 16 e 17 de novembro, e contará com mais de 30 atrações por fim de semana no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. Além de nomes já consagrados da música brasileira, o festival reserva um local exclusivo para apresentações de artistas da região.
A programação completa do Rock the Mountain está disponível no site do evento.
Pensando também na cultura local, o RTM criou o Palco Coreto, com programação dedicada a artistas vindos da Região Serrana. O palco, que antes era montado e desmontado, desde 2023, passou a ser permanente no Parque de Exposições de Petrópolis, permitindo que o espaço seja utilizado o ano inteiro.
“Um dos principais objetivos do Rock the Mountain é deixar um legado positivo para a Região Serrana. A cada ano realizamos diversas melhorias no Parque, desde o plantio de grama, mudas de árvores, postes de luz até um novo coreto, que virou um palco voltado exclusivamente para artistas da região. São dois finais de semana em que Itaipava respira o Rock the Mountain e eu sou muito grato pela maneira como sempre fomos recebidos”, comentou Ricardo Brautigam, sócio-criador do festival.
Talentos de Petrópolis
O petropolitano Igor Oggy é uma das atrações do Palco Coreto no Rock the Mountain, em Petrópolis
Divulgação
A programação acompanha a proposta do festival e traz uma pluralidade de gêneros musicais. O petropolitano Igor Oggy, é uma das atrações do Palco Coreto. Ele, que tem seis anos de carreira, acredita que esse é o diferencial do festival. Com referências como Beyoncé, Mariah Carey, IZA e Gloria Groove, ele promete um show animado e destaca que a cidade de Petrópolis tem muitos talentos que merecem destaque no cenário musical.
“Eu acho que esse é o diferencial do Rock The Mountain. Em nenhum outro festival do Brasil se vê os artistas da cidade anfitriã ganharem espaço para mostrarem o seu talento. E Petrópolis é berço de talentos artísticos. Estamos vendo na TV, nos streamings e agora vemos também em um dos maiores festivais do país. Para mim, então, é uma honra, principalmente nesse ano onde se apresentam nomes gigantes como Anitta, Pabllo Vittar, Seu Jorge e Joelma. Chegou a hora de mostrar a força artística que Petrópolis tem. E vamos mostrar com talento”, pontuou Igor.
Outro destaque da programação do Coreto é a banda Chilli. Com uma ‘vibe’ diferenciada, somada a uma qualidade musical, a banda tem uma legião de fãs. Já são mais de 11k seguidores no Instagram.
Banda Chilli está confirmada entre as atrações do RTM em Petrópolis
Divulgação
Na estrada há seis anos, o grupo é formado pelos músicos John Libonati (bateria), Rafael Sore (contrabaixo), Evandro Rangel (guitarra) e Léo Marques (vocal). Os artistas se dedicam a montar shows com formatações diferentes, seja com um repertório mais voltado para o rock ou fazendo uma mistura de pop, dance, reggae e até mesmo passeando pela soul music e ska. O grupo destaca a performance do teclado e metais, além dos instrumentos fixos.
“Nossa proposta pura e simples é a de trazer apresentações que sejam mais que apenas ouvir música: o que a Chilli busca é oferecer uma experiência. Que o público volte para sua casa com aquele sentimento de que valeu a pena ter vindo. É muito difícil afirmar que uma banda é boa, ou que a música que se toca é boa ou não. Mas uma coisa que não dá para errar é o resultado no sorriso das pessoas. O público dançando, cantando e pensando: ‘De onde sai tanta energia?’, conta o vocalista Léo Marques.
Mais atrações do Palco Coreto
No line up deste ano, o jazz será representado pela cantora Juliane Gamboa, artista que vem se destacando na atual cena carioca; a MPB virá com Thalita Villa, cantora que traz referências de nomes como Djavan, João Bosco, Elis Regina e Dominguinhos; e Maria Swenson, que participou do antigo coral Meninas Cantoras de Petrópolis e hoje segue trabalho solo.
O forró, que já se tornou tradição no Palco Coreto, será representado pela banda Veredas e o Trio Maluvido; o cantor e multi-instrumentista autodidata Emmanuel Fialho também levará o reggae para o palco; e com a intenção de contribuir com experiência completa do Rock the Mountain, que inclui as famílias, o grupo Cucaracha e Theobalda levará para o coreto uma apresentação de teatro musical infantil.