Vai fazer alguma seleção que exige conhecimentos de informática, como a prova do BB? Confira algumas orientações
O edital do novo concurso Banco do Brasil (BB) é um dos mais aguardados do momento. A expectativa que seja publicado até dezembro, com provas previstas para o primeiro semestre de 2025. Moisés Romano, professor de Informática da Degrau Cultural, dá algumas orientações para quem já está se preparando para esta seleção ou vai iniciar os estudos.
— Recomendo que os futuros candidatos do concurso para escriturário do Banco do Brasil iniciem os estudos focando na teoria pura. Ele (o concorrente) tem que entender que, se não tiver um conhecimento teórico forte, ele não consegue ir para o segundo passo, que é o estudo de teoria mesclado com exercícios — diz o professor, acrescentando: — É muito comum o aluno, dominado pela ansiedade, achar que o seu treinamento já começa com exercícios, mas não é assim que funciona. Existe um tempo para a maturidade que o candidato deve ter. Depois que passar por essas duas etapas, aí sim deverá focar a preparação apenas na resolução de questões de provas.
Ainda segundo Romano, o candidato só deve voltar à teoria caso não acerte a questão. Além disso, entre os assuntos de Informática com mais chances de cair na prova do Banco do Brasil, ele destaca: segurança da informação, programas maliciosos, redes (internet, intranet, extranet, VPN, protocolos, correio eletrônico tradicional, webmail, navegadores, redes sociais, Microsoft Teams, Google Drive e OneDrive), pacote Office 365 (Word, Excel e Power Point), sistemas operacionais Windows (até podem cobrar o Windows 11, mas o padrão de concursos ainda é Windows 10) e Linux.
— Estudem também formatos de arquivos e gerenciamento de pastas. É muito provável que a organizadora seja a Fundação Cesgranrio. Trata-se de uma banca que prepara provas de Informática com um de grau de dificuldade de nível médio para difícil. Via de regra, as questões são questões cansativas e apresentam textos e enunciados longos.
A experiência do aluno
Já o aluno Matheus Pedro, da Degrau Cultural, foi aprovado em 6º lugar no concurso para escriturário do Banco do Brasil. Ele também da dicas para quem espera a próxima seleção da instituição financeira.
Apesar da dificuldade em algumas disciplinas, ele não desistiu:
— Eu tinha muita dificuldade em duas matérias, mas recebi a orientação correta, e deu tudo certo. No dia que o resultado do concurso foi publicado, compartilharam no grupo um documento com a listagem. Fui procurando e vi meu nome lá. Tomei posse no banco e já estou trabalhando.