Petrópolis entra em estágio de atenção e Defesa Civil aciona sirenes para o primeiro e terceiro distritos


Governador Cláudio Castro viaja para Petrópolis para monitorar as fortes chuvas previstas para a região. Mudança no estágio operacional ocorreu na tarde desta sexta-feira (4) e foi motivada por sistema de baixa pressão e instabilidades atmosféricas. Defesa Civil muda estágio de atenção na tarde desta sexta-feira(4)
Richard Stoltzenburg
A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, alterou às 14h10 desta sexta-feira (4) o estágio operacional do município de Observação para Atenção, devido à previsão de chuva moderada a muito forte nas próximas horas. O órgão também divulgou os maiores acumulados de chuva registrados até o momento na cidade.
Além da mudança de estágio, a Defesa Civil acionou, às 15h10, o sistema de sirenes nos primeiros e terceiros distritos, como parte do protocolo preventivo em situações de risco hidrológico e geológico.
Mais cedo, a Prefeitura realizou uma nova reunião intersetorial para alinhar ações de prevenção às chuvas previstas para o fim de semana. O governador Cláudio Castro também anunciou que irá a cidade para acompanhar de perto a situação.
De acordo com a Defesa Civil, um sistema de baixa pressão no oceano, combinado com instabilidades atmosféricas, influencia o tempo na Região Serrana e pode provocar acumulados significativos de chuva até domingo (6).
A orientação é para que a população permaneça atenta às próximas atualizações e siga as medidas de segurança indicadas pelo órgão. Para receber alertas diretamente no celular, é possível cadastrar o CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199.
A previsão do tempo para Petrópolis é atualizada regularmente e pode ser acessada no portal da Prefeitura
Maiores acumulados em 24h:
Vila Rica (Cemaden-BR) 36.98mm/24h
Itaipava (Cemaden-BR) 29.37mm/24h