Em andamento o projeto, chamado Guardião de Divisa, inclui a instalação de câmeras inteligentes e scanners nas divisas do estado
O Governo do Estado do Rio de Janeiro está implementando portais eletrônicos nas divisas interestaduais para fortalecer o combate ao tráfico de drogas e armas. O projeto, chamado Guardião de Divisa, incluirá a instalação de câmeras inteligentes e scanners que monitorarão as rotas e interceptarão veículos suspeitos.
Entre janeiro e setembro de 2024, a Polícia Militar do RJ apreendeu 54,85 toneladas de drogas, um aumento significativo em relação ao ano anterior. As novas tecnologias, como reconhecimento de placas e balanças de pesagem, serão instaladas em pontos estratégicos para aumentar o controle sobre o que entra e sai do estado, com a expectativa de enfraquecer o crime organizado.
A operação será coordenada pela Subsecretaria Especial de Controle de Divisas e contará com o apoio do PRODERJ, permitindo o compartilhamento de dados entre diferentes órgãos estaduais. O aumento nas apreensões de drogas, especialmente na área do Primeiro Comando de Policiamento de Área, reflete a intensificação das ações de segurança pública.
Além disso, a Polícia Civil está trabalhando para controlar o tráfico nas fronteiras terrestres, em colaboração com forças do Amazonas, onde uma rota de distribuição de drogas foi desmantelada.