O mês de maio geralmente é frio na Região Serrana do Rio de Janeiro, entretanto, a onda de calor que atinge parte do país avança e deve durar pelo menos 10 dias no estado.
Os meteorologistas do site MetSul antecipam que uma onda de calor surpreendente no Brasil, com temperaturas próximas dos 38º C em diversas regiões.
A situação é extraordinária do ponto de vista climatológico, com temperaturas muito acima do normal para o fim de abril e início de maio, afirmam os meteorologistas.
O alerta também indica baixa umidade do ar, o que reforça a necessidade de hidratação, especialmente para crianças, idosos e pessoas com alergias e doenças respiratórias.
Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil em 2024. O fenômeno é resultado da atuação de uma área de alta pressão que continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas.
A onda de calor, que trouxe já um notório aumento de temperaturas, tem mantido o ar seco e quente, esse fenômeno é atípico durante o outono brasileiro.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Rio de Janeiro liderou o ranking de temperaturas mais altas em diversas regiões do Estado.