O Batalhão de Polícia Militar em Campos, 8ºBPM comemora 100 anos

O batalhão tem abrangência de atuação além de Campos nas cidades de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana

O 8º Batalhão da Polícia Militar celebrou com entusiasmo seu centenário nesta sexta-feira, 30 de agosto, em Campos dos Goytacazes. A solenidade, realizada na sede da instituição, contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil, policiais e a imprensa.

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Marcelo Menezes, e o comandante do 8º BPM, Arthur Barbosa, foram os destaques da cerimônia. Menezes ressaltou a importância do batalhão na segurança do estado, destacando a relevância da corporação na proteção de uma região com grande importância econômica.

“É fundamental a nossa presença aqui para simbolizar e sinalizar a importância do 8º Batalhão da Polícia Militar em nosso planejamento de segurança. Sempre contaremos com a atenção do estado maior e com toda a corporação. As divisas do estado do Rio de Janeiro precisam ser guarnecidas. Esta data é muito relevante para todos nós”, afirmou Menezes.

Por sua vez, o comandante do 8º BPM, Arthur Barbosa, refletiu sobre o marco histórico e o futuro da corporação. Barbosa mencionou o desafio de manter a qualidade do trabalho da unidade e comemorou a redução significativa de índices criminais no primeiro semestre do ano, destacando a maior redução de roubos de veículos em 15 anos.

“Fechamos o nosso primeiro centenário. Costumo dizer para minha tropa que abrimos um novo centenário. A responsabilidade é muito grande para manter a qualidade do trabalho que está sendo feito. Esperamos ter mais sucesso nessa nova jornada”, declarou Barbosa. Ele também expressou gratidão pela colaboração da sociedade e parceiros que ajudam a alcançar esses resultados positivos.

O evento marcou um momento de celebração e reflexão sobre o trabalho do batalhão ao longo dos últimos 100 anos e os desafios futuros para continuar garantindo a segurança na região que abrange Campos dos Goytacazes, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.