Programação começou cedo e contou com desfiles de diversas entidades na Avenida Alberto Braune neste 16 de maio. Desfile cívico-militar reuniu moradores de Nova Friburgo na Avenida Alberto Braune
Bianca Chaboudet/g1
A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, comemora 206 anos nesta quinta-feira (16). A programação que celebra a data começou cedo, a partir das 7h30, e contou com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune.
A solenidade, organizada pela Secretaria de Cultura, ocorreu até o começo da tarde.
Desfile pelos 206 anos de Nova Friburgo foi acompanhado pela população na Avenida Alberto Braune
Bianca Chaboudet/g1
Os moradores da cidade puderam acompanhar o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Nova Friburgo. Também houve revista à tropa pelas autoridades, que subiram ao palanque oficial para fazer os pronunciamentos.
Pela avenida, passaram a banda Campesina Friburguense, Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha, Projeto Força no Esporte, Tiro de Guerra de Nova Friburgo, Veteranos do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Projeto Solução, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Cruz Vermelha e a banda Euterpe Friburguense.
Desfile cívico-militar ocorreu na Avenida Alberto Braune em comemoração aos 206 anos de Nova Friburgo
Bianca Chaboudet/g1
O casal Luzinha da Silva e Césio, ambos de 86 anos, não perdeu a chance de prestigiar mais uma vez a programação.
“Admirando muito. Tá muito lindo! A gente assistiu todos os anos”, disse Luzinha.
Desfiles das equipes da Secretaria de Educação, de entidades e diversas associações que representam diferentes segmentos da sociedade também fizeram parte da programação.
“Essa cidade é um orgulho meu, eu gosto muito dela. A gente sempre desfila né, todo ano, muito bom”, conta Pedro Rodrigues Costa, de 10 anos.
Solidariedade às vítimas do RS
Nascido em Estrela (RS), Perci Eugênio Portes, que preside o Sindicato Rural de Nova Friburgo, desfilou em homenagem as vítimas da tragédia no sul do país
Bianca Chaboudet/g1
O produtor rural Perci Eugênio Portes nasceu em Estrela, cidade do estado do Rio Grande do Sul. Em Nova Friburgo, preside o Sindicato Rural. Ele, friburguense de coração, conta que acompanhou a tragédia vivida na cidade em 2011. Perci aproveitou o desfile para agradecer a generosidade da população para ajudar a reerguer o Rio Grande do Sul.
“A gente sabe o que é passar por um momento como esse que eles estão enfrentando agora. Eu estive aqui em 2011, sofri e ainda sofro consequências do que causou. Eu sei muito bem avaliar agora o que é se eu estivesse no Sul, não é?! Por isso que a gente está empenhado em ajudá-los de todas as formas possíveis”, explicou Perci.
No desfile pelos 206 de Nova Friburgo, houve homenagem da Secretaria de Agricultura e comunidade rural às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
Bianca Chaboudet/g1