Famílias de crianças autistas participaram do lançamento da trilha, que fica na APA da Bacia do Rio Macacu. Trilha sensorial inaugurada em Cachoeiras de Macacu proporciona experiência imersiva
Divulgação APA Macacu
A área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Macacu, no parque da cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, inaugurou nesta terça-feira (28) uma trilha sensorial para crianças autistas.
Além disso, foram instaladas placas sinalizadoras e educativas sobre a flora e a fauna.
Ao todo, nove famílias de crianças autistas participaram da inauguração, que contou também com a presença de autoridades locais.
Trilha sensorial para autistas é inaugurada em Cachoeiras de Macacu
Divulgação APA Macacu
A trilha sensorial serve para estimular os cinco sentidos das crianças nas ações de educação ambiental.
Além da trilha sensorial, a APA do rio Macacu também recebeu placas sinalizadoras não só para indicar as trilhas, mas também fornecer informações ambientais ao longo do percurso, com o objetivo de sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade local.
A iniciativa é do Projeto Guapiaçu, realizada pela ASA (Ação Socioambiental) e tem a parceria da Petrobrás e da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu.
“Essa iniciativa só foi possível graças a uma força-tarefa dos guarda-parques do Parque Estadual dos Três Picos, da APA Macacu e dos reflorestadores do Projeto Guapiaçu. Foram eles que instalaram todos os equipamentos”, disse Gabriela Vianna, Presidente da Ação Socioambiental responsável pelo projeto.
O atendimento para agendar as visitas é feito diretamente com o projeto Guapiaçu e a APA Macacu durante a semana, das 8h às 17h.
O contato para agendamento é pelos e-mails: mario.conceicao@institutoasa.org (Mario Antônio ) e usopublicoapamacacu@gmail.com (Amanda Silva).
Também é possível obter informações pelas redes sociais do Projeto no Instagram: @projetoguapiacu
O Parque da Cidade fica no Km 38 da RJ-116, local conhecido como “reta dos Ipês”, em Cachoeiras de Macacu. A trilha também é aberta ao público em geral, sem a necessidade de agendamento.
Sobre o Projeto Guapiaçu
O projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental, com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.
A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que passa por grandes mudanças na última década.
Esta região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.