Biu de Lira, como era chamado, apresentava a saúde fragilizada e chegou a desmaiar na posse de Arthur Lira em fevereiro de 2023
Morreu, na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de Barra de São Miguel, cidade em Alagoas, Benedito Lira (PP). Ele era pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Benedito de Lira morreu e Maceió, capital alagoana. Aos 82 anos, apresentava a saúde fragilizada há algum tempo. Ele fazia tratamento contra um câncer e chegou a passar por uma cirurgia de emergência em 31 de dezembro.
Na manhã desta terça-feira, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital Arthur Ramos, onde estava internado desde a última cirurgia. Benedito chegou a desmaiar na posse de Arthur Lira dentro do plenário da Câmara, em fevereiro de 2023.
O pai do presidente da Câmara chegou a ser reeleito para o cargo de prefeito no pleito de 2024. Internado, ele não compareceu em sua posse em 1º de fevereiro. Arthur Lira, que estava presente, chegou a se emocionar ao falar sobre a ausência do pai na ocasião.
Agora, que assume a prefeitura de Barra de São Miguel é o vice-prefeito, Henrique Alves Pinto (PP). Benedito de Lira também já foi senador, deputado federal, deputado estadual e vereador.
Em uma nota oficial, a prefeitura da cidade alagoana disse que “não só a Barra de São Miguel, mas todo o Estado de Alagoas está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história”. A cidade decretou luto oficial de três dias.
Pelo Instagram, Arthur Lira prestou uma homenagem ao pai, que era conhecido como Biu de Lira. “Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente”, escreveu
“Sempre comprometido com os mais humildes, o que não faltava ao nosso Biu era disposição para salvar e melhorar a vida das pessoas”, continuou. Arthur Lira completou que seu pai “manteve-se firme no trabalho até as últimas forças”. “Estarei aqui, com os seus, preservando seu legado”, finalizou.