Moradores de Campos dos Goytacazes fazem constantes reclamações sobre um problema que já é visível há tempos na cidade: o despejo de esgoto no Rio Paraíba do Sul. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma grande quantidade de líquido sendo jogado diretamente no rio, o que revela uma realidade alarmante e levanta sérias questões sobre o tratamento de esgoto na cidade.
Além do cheiro desagradável, a prática de despejo do esgoto no Rio Paraíba do Sul, que é vital para a região, é devastadora para o meio ambiente e para a saúde pública. O material não tratado pode trazer uma série de problemas, desde a contaminação da água até a morte de espécies aquáticas. Os mais prejudicados são os que dependem do rio para diversas atividades cotidianas. Mas as críticas não vem apenas deles, mas de toda população que não cansa de cobrar a Prefeitura e a concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo tratamento de esgoto na cidade.
“Pagamos dinheiro alto de esgoto”; “isso nunca vai mudar”; “descaso com o dinheiro público”; “e ainda pagamos pelo esgoto que produzimos. Covardia”; “está tudo jogado às traças”, são alguns dos comentários registrados nas redes sociais.
Grande parte da população aguarda soluções eficazes e transparentes da concessionária responsável pelo tratamento de esgoto, tendo em vista que o valor pago na taxa tem que ser revertido em melhorias reais no sistema de saneamento. No entanto, a realidade parece distante dessa expectativa.