Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Tutores podem contar com acompanhamento veterinário, castração, averiguações de denúncias de maus-tratos e apoio logístico. Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares de muitas famílias. Assim como as pessoas, cães e gatos precisam de um cuidado especial para a garantia da saúde e bem-estar ao longo de toda a vida.
Para auxiliar os tutores, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Animal, oferece diversos serviços gratuitos voltados aos pets, como acompanhamento veterinário, castração, averiguações de denúncias de maus-tratos ou vulnerabilidade animal, além de apoio logístico com agendamento, transporte e suporte geral aos procedimentos de castração.
A Prefeitura de Macaé oferece diversos serviços gratuitos voltados aos pets, como acompanhamento veterinário, castração, averiguações de denúncias de maus-tratos
João Barreto
A Secretaria de Proteção e Defesa do Animal foi criada através da Lei Complementar 322/2023 e já foram realizados cerca de 800 atendimentos de denúncias de maus-tratos até o momento. Deste total, 405 representam demandas confirmadas, tipificadas criminalmente de acordo com o art. 32 da Lei Federal no 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
O apoio do órgão, nos casos de maior gravidade, conta com parcerias estabelecidas entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, conduzindo os supostos autores à Delegacia de Polícia e auxiliando nas ocorrências, com os depoimentos e provas pertinentes.
De acordo com mapeamento da secretaria, os bairros com maior incidência de denúncias e ocorrências são: Aeroporto (37%); Centro (17,9%); Lagomar (17.9%); Miramar (14%), e Granja dos Cavaleiros (12,3%).
O canal para denúncias de maus-tratos é pelo e-mail protecaoanimal@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 99105.1769
João Barreto
Com a reinauguração da UBS Animal Evandro Moreira Tavares, em agosto de 2023, que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi, no bairro Barreto, os animais têm a garantia de atendimento básico, vacinação e suporte clínico.
O público pode entrar em contato ou colaborar com denúncias de maus-tratos com anonimato garantido pelo e-mail protecaoanimal@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 99105.1769.
Os atendimentos na UBS sede são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e, na UBS Animal da serra, às terças-feiras, das 9h às 16h.