Inclusão no Topo: Cadeirantes Conquistam o Pico da Caledônia em Nova Friburgo

Com a ajuda do Projeto Montanha Solidária, dois cadeirantes alcançaram o segundo ponto mais alto da Serra do Mar, em Nova Friburgo.

Dois cadeirantes, Kiko Thomaz e Tatiane Cibele Felippe, alcançaram o topo do Pico da Caledônia (com 2.257 metros de altitude), em Nova Friburgo. A conquista, realizada no último domingo, 28 de setembro de 2025, foi um marco na promoção da acessibilidade e inclusão na região.

A ascensão foi possível graças ao Projeto Montanha Solidária, uma iniciativa que visa a inclusão de pessoas com deficiência em trilhas e cumes montanhosos.

  • Recurso de Acessibilidade: O projeto utiliza uma cadeira de rodas especial, adaptada para transportar pessoas com limitações físicas em terrenos de montanha.
  • Equipe de Apoio: A dupla de cadeirantes contou com o suporte de cerca de 30 pessoas, incluindo guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e voluntários do Projeto Montanha Solidária.

Os participantes puderam apreciar a diversidade biológica da unidade de conservação e desfrutar do visual incrível das imponentes montanhas de Nova Friburgo. Os cadeirantes descreveram a experiência como a realização de um sonho e uma emoção pura, destacando a gratidão pelo apoio de todos os envolvidos.