Evento contou com a presença de dez famílias de doadores, que plantaram mudas de Jasmim no ‘Jardim dos Doadores’. Dez famílias participaram do evento e plantaram mudas em homenagem aos entes queridos
Juan Lessa
Na manhã desta quinta-feira (27) o Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc) realizou uma homenagem aos pacientes doadores órgãos em Araruama, na Região dos Lagos do Rio.
O evento contou com a presença de dez famílias de doadores, que plantaram mudas de Jasmim no “Jardim dos Doadores”, também no hospital.
Celebração faz parte do Setembro Verde, mês dedicado à doação de órgãos
Juan Lessa
Essa celebração faz parte do Setembro Verde, mês que ressalta a importância da doação de órgãos.
O evento contou ainda com a participação do Coral Doação e Voz, formado por funcionários do hospital, e o Momento Gratidão, com depoimentos de doadores e receptores.
Coral formado por integrantes da equipe do hospital se apresentou durante o evento
Juan Lessa
Nos primeiros meses deste ano, a equipe do CIHDOTT (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do hospital captou 41 órgãos, entre eles, coração, fígado, rins, pulmões, córneas, ossos e tecidos.
O hospital está em primeiro lugar no ranking das notificações de casos com suspeita de morte encefálica da DPO Regional de Itaperuna.
De acordo com a unidade, as CIHDOTTs são responsáveis por identificar possíveis doadores nas unidades de saúde, sendo acionadas sempre que há um paciente com o diagnóstico de morte encefálica em andamento. Depois ocorre a orientação e explicação aos familiares sobre como se dará o processo de doação.
“É um direito da família decidir pela doação ou não. Temos que esclarecer todas as dúvidas e enfatizar a importância da doação, sempre com empatia e respeito”, disse Michele Guedes, Coordenadora da Comissão do Hospital.
Receptores de órgãos compartilharam suas histórias durante a celebração
Juan Lessa