Homem é preso em Rio das Ostras em operação da PF suspeito de armazenar imagens de abuso sexual infantil

Mandado de busca e apreensão foi expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Campos dos Goytacazes. Suspeito foi preso em flagrante. Polícia Federal prendeu homem, em flagrante, em Rio das Ostras, suspeito de armazenar imagens de abuso sexual infantil
Polícia Federal/Divulgação
Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (4) em uma casa no centro de Rio das Ostras (RJ) durante a operação Vulturino ll da Polícia Federal de Macaé.
De acordo com a PF, os policiais federais da delegacia de Macaé cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
As investigações começaram após uma denúncia informando sobre uma sala de bate-papo em uma plataforma virtual, usada para compartilhar imagens de abuso sexual contra menores.
Os agentes conseguiram identificar o responsável pela criação dessa sala no endereço do mandado; imagens de abuso sexual infantil foram encontradas armazenadas no celular do suspeito, que foi preso em flagrante.
De acordo com a PF, além do celular, foram apreendidos um notebook, um HD de computador, três pen drives e dois cartões de memória, que passarão por perícia técnica.
O investigado foi autuado pelo crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com a recente aprovação da Lei nº 14.811, em janeiro deste ano, esse crime agora é considerado hediondo e inafiançável.
A lei institui medidas de proteção para a criança e ao adolescente, contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).