Fundação Municipal de Saúde relata avanços da Saúde em audiência pública na Câmara

Nesta sexta-feira (7), a Câmara de Vereadores de Campos sediou uma audiência pública para a apresentação do Relatório de Gestão do 1º Quadrimestre de 2024 da Saúde. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, destacou avanços na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, enfatizando a gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes.
Arthur Borges anunciou a previsão de entrega do novo Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado nos próximos quatro meses, prometendo uma melhoria significativa no atendimento. Ele também destacou as obras na Clínica Regional de Hemodiálise, que terá 60 cadeiras e atendimento em três turnos, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Outro ponto importante abordado durante a audiência, foi a introdução das placas de Cirurgia Segura no Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado. “Essa iniciativa eleva os padrões de segurança das cirurgias para nossos pacientes e funcionários. Estamos comprometidos em garantir a máxima segurança em cada procedimento cirúrgico”, afirmou Borges.
O novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Geral de Guarus (HGG), com 20 leitos, também foi destacado como uma das maiores Unidades de Terapia Intensiva do interior do Estado. Entre janeiro e março de 2024, o censo hospitalar registrou 90% de ocupação.
A capacitação contínua dos profissionais de saúde por meio do programa FMS Capacita, em parceria com o setor de Recursos Humanos, foi outro destaque. Borges também mencionou a celebração de convênios com instituições de ensino, permitindo treinamento educacional para estudantes nas unidades de saúde.
MELHORIAS NAS UPHS
Obras em Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), como as de Travessão, que será transformada na Clínica da Família, e Saldanha Marinho, futura Clínica do Adulto, foram citadas como avanços significativos. A UPH de Farol de São Tomé recebeu um eletrocardiograma para impressão imediata de laudos. Além disso, as obras em Santo Eduardo foram retomadas após desastres naturais, e a Clínica da Criança registrou mais de 20 mil atendimentos no último mês, com melhorias na gestão e no tempo de espera.
Arthur Borges destacou ainda a redução de 58,7% no tempo de espera para pacientes não internados, proporcionando um atendimento mais rápido e eficaz.
Em 2023, as unidades da FMS realizaram 450 mil atendimentos, demonstrando o compromisso contínuo da Fundação em fornecer assistência médica de qualidade à população, com a manutenção do mesmo padrão em 2024.
Antes da apresentação dos dados da FMS, foram demonstrados os avanços da Secretaria de Saúde.

The post Fundação Municipal de Saúde relata avanços da Saúde em audiência pública na Câmara appeared first on ClickCampos.