Nesta terça-feira (11), o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou o fim da epidemia de dengue. A decisão, divulgada no Diário Oficial, foi embasada em análises técnicas realizadas pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Saúde. Segundo os dados monitorados, o número de casos vem apresentando queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, o que levou ao atingimento do nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.
A epidemia foi oficialmente declarada no Estado do Rio em fevereiro, quando foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença, o maior número em uma única semana. Entre os dias 18 e 24 de fevereiro, o estado contabilizou 27 mil casos. Em março, o número de casos notificados foi de 85 mil, reduzindo para 42 mil em abril. Já em maio, houve uma queda ainda mais expressiva, com apenas 18 mil registros, representando uma diminuição de 57% em relação ao mês anterior.
“Agora, os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida”, explicou a secretária de Saúde, Claudia Mello. “Apesar disso, os cuidados devem continuar, com a população mantendo a checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.”
Na última semana epidemiológica analisada pelos técnicos da secretaria, que corresponde ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram contabilizados 268.947 casos e 178 óbitos decorrentes da doença.
A secretaria continuou a atualização diária dos dados sobre a dengue no Painel Monitora e, a cada duas semanas, publica o Boletim Panorama da Dengue, fornecendo análises sobre a evolução e as tendências de transmissão de casos em todas as regiões do estado.