Eleições 2024: cobertura especial da Inter TV RJ tem debates, entrevistas e agenda diária de candidatos a partir desta segunda

Núcleo de Eleições foi criado para acompanhar com agilidade os fatos mais relevantes da corrida eleitoral nas 50 cidades que assistem à emissora. Cobertura especial da Inter TV RJ das Eleições 2024 na Inter TV RJ começam
Justiça Eleitoral
A Inter TV RJ dará início à cobertura especial das Eleições 2024 na próxima segunda-feira (26). Os telejornais vão divulgar diariamente a agenda dos candidatos nas três cidades-sede da emissora: Cabo Frio, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo.
Um núcleo de eleições foi criado para organizar o fluxo de informações, apurar e acompanhar com agilidade os fatos mais relevantes da corrida eleitoral nas 50 cidades que assistem à Inter TV Rio.
Além disso, importantes polos eleitorais, com mais de 100 mil eleitores, também vão receber cobertura especial, que tratará de temas relevantes para estas cidades em todos os telejornais da emissora: o Bom Dia da Inter, o RJ1 e o RJ2.
Os esforços humanos e tecnológicos se somam diante da necessidade de distribuir a informação de forma rápida e com qualidade aos mais de 3,2 milhões de telespectadores que acompanham os noticiários pela TV, páginas do g1 e redes sociais.
Por se tratar de uma empresa multiplataforma, as equipes trabalham de maneira integrada para acelerar a distribuição dos conteúdos por diferentes canais, o que amplia o alcance da cobertura jornalística.
SIGA no WhatsApp: g1 Norte Fluminense, g1 Região dos Lagos e g1 Região Serrana
No g1, por exemplo, os três portais da área da Inter TV Rio ganharam páginas exclusivas para a cobertura eleitoral: Eleições na Região dos Lagos, Eleições na Região Serrana e Eleições no Norte Fluminense.
Nelas, os internautas já podem encontrar 50 reportagens com a lista dos candidatos a prefeito e vereador em cada município da área de cobertura da Inter TV RJ. Os textos foram produzidos de forma automática, com base nas informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em breve os internautas também poderão participar do Jogo Eleitoral. A ferramenta do g1 permite ao leitor escolher respostas para dez afirmações e compará-las com as respostas dos candidatos sobre diversos temas.
Veja quem são os candidatos nos municípios das regiões dos Lagos, Metropolitana e Baixadas Litorâneas
Veja quem são os candidatos nos municípios da Serra do RJ e região
Veja quem são os candidatos nos municípios do Norte e Noroeste do RJ
O diretor de jornalismo da Inter TV RJ, Rolf Danziger, reforça o papel do jornalismo em um ano tão importante para a democracia e explica de que forma a imprensa comprometida com a informação pode fazer a diferença na qualidade de vida dos moradores.
“É nossa responsabilidade fornecer ao eleitor as ferramentas necessárias para que ele possa tomar decisões bem embasadas. O que comunicamos pode influenciar diretamente na percepção que o eleitor tem dos candidatos e das propostas. Por isso, o compromisso com a verdade, com a pluralidade de vozes e com a clareza é o que norteia nosso trabalho. No final das contas, o que dizemos e como dizemos tem um impacto direto na qualidade da democracia já que, através de nossos telejornais e portais de notícias, ajudamos a formar a consciência crítica do cidadão. O que comunicamos pode ser a diferença entre um voto bem pensado e um voto levado pelo impulso ou pela desinformação”, disse Rolf Danziger.
Debates, entrevistas e reunião com os candidatos
Na próxima semana, a Inter TV se reúne com assessores e candidatos a prefeito nas quatro cidades que vão participar das entrevistas, que terão duração de 20 minutos.
O momento é importante para informar sobre os critérios de participação e esclarecer dúvidas. Em Campos e Cabo Frio, o encontro será na segunda-feira (26). Já em Petrópolis e Nova Friburgo, na terça-feira (27). Na oportunidade, todos os candidatos vão assinar uma ata de participação.
A emissora também vai promover debates com os candidatos das cidades-sede: Cabo Frio, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. As regras de participação também serão previamente informadas aos candidatos convidados.
“A cobertura eleitoral é um dos momentos mais críticos e desafiadores para o jornalismo. Nossas diretrizes são claras e rígidas para garantir a imparcialidade, a equidade e a responsabilidade em tudo o que comunicamos. Primeiro, seguimos à risca a legislação eleitoral, dando espaço igual a todos os candidatos. Além disso, nossa equipe está orientada a questionar, checar e aprofundar cada informação para que possamos apresentar ao público uma visão clara e bem fundamentada dos fatos e propostas”, conclui Rolf Danziger.