Educação em São Francisco de Itabapoana amarga último lugar no IDEB

Entre todas as cidades da região norte-fluminense São Francisco ocupou o último lugar em qualidade de ensino

O cenário educacional em São Francisco de Itabapoana, conforme o último índice do IDEB, é desafiador. Com uma nota de 4,8, a cidade está em último lugar na região Norte Fluminense, indicando a necessidade urgente de melhorias. Esse índice reflete uma combinação do fluxo escolar e das médias de desempenho em avaliações, fornecendo um panorama da qualidade da educação.

Contrapõe-se a essa situação o desempenho de outras cidades da região, como Quissamã, que, com uma nota de 6,0, destacou-se positivamente e expressou um compromisso firme com a educação. Macaé e Campos também apresentaram notas superiores à de São Francisco de Itabapoana, reforçando a importância de investimentos e estratégias focadas na melhoria contínua da qualidade educacional.

A gestão de Quissamã, representada pela prefeita Fátima Pacheco, demonstra um entendimento da importância desse índice e compromete-se com avanços futuros. Por outro lado, o destaque de Miracema, que possui 5 das 10 melhores escolas públicas do Rio de Janeiro nos anos iniciais do ensino fundamental, serve como um exemplo positivo de como políticas educacionais eficazes podem levar a resultados excepcionais.

Para São Francisco de Itabapoana, o próximo passo será analisar os fatores que contribuem para seu baixo desempenho e implementar estratégias eficazes para melhorar o fluxo escolar e os resultados das avaliações, garantindo um futuro mais promissor para seus estudantes.

Prefeira Francimara Azeredo e Marcely Barreto Secretária de Educação