Documentário “Na Ponta do Lápis” estreia em Teresópolis, revelando o processo criativo da música brasileira

Com bastidores do show de Ney Matogrosso, o trabalho mostra a preparação do artista até o momento em que sobe ao palco para interpretar as canções. Nome escolhido para o documentário faz homenagem a uma das principais gravações do artista.
Gilson Moraes e Héloa
O documentário “Na Ponta do Lápis” será lançado durante a mostra organizada pela Secretaria de Cultura de Teresópolis. O evento, que acontecerá nesta sexta-feira (09) e no sábado (10), na Casa de Cultura Adolpho Bloch, é aberto ao público e convidados, em homenagem à música brasileira.
“Na Ponta do Lápis” mostra o processo criativo por trás da música brasileira. O título faz alusão à canção “Ponta do Lápis”, gravada por Fagner e Ney Matogrosso, e centra-se no momento em que uma canção nasce, literalmente na ponta de um lápis, quando o compositor canaliza suas emoções e vivências, transformando-as em letras e melodias.
Dirigido por Isabela Sultani e produzido por Gibson Moraes, o documentário foi desenvolvido por meio da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis, na categoria “Documentário – Filmes para Festivais”.
Equipe responsável pela produção do documentário.
Gilson Moraes e Héloa
A produção destaca o processo criativo de Vitor Pirralho, que acompanha desde a concepção inicial da letra até a gravação final da canção. Uma das principais partes do documentário é a participação especial de Ney Matogrosso, que traz aos espectadores uma visão íntima e detalhada de como uma música nasce e chega ao público.
Além dos bastidores do show de Ney Matogrosso, o documentário mostra a preparação do artista até o momento em que sobe ao palco, capturando as reações emocionantes do público e o impacto profundo da música nas pessoas.
O documentário também conta com depoimentos de grandes artistas brasileiros, como Bruno Gouveia, Paulo Ricardo, Pedro Luís, Renan Rodrix e Roberto Menescal. Esses relatos oferecem a perspectiva sobre a música brasileira, enriquecendo a narrativa e celebrando a diversidade e a riqueza cultural do cenário musical do país.
Como produto do documentário, foi lançada a canção inédita “Lápis de Cor”, disponível em todas as plataformas digitais, com participação de Ney Matogrosso e direção musical de Yuri Queiroga. O videoclipe da canção também está disponível no YouTube.
O documentário “Na Ponta do Lápis” é um trabalho em que celebra a arte e o talento de alguns dos maiores nomes da música brasileira. “Eu acho importante que isso seja feito para as pessoas entenderem o processo. Elas pensam que a música entra na cabeça e está pronta. Não sabe que tem esforço, tem um trabalho. Tudo tem um trabalho. E eu fico feliz de estar fazendo parte desse processo para mostrar isso”, conta Ney Matogrosso.