Com tragédia no RS, mercados limitam venda de arroz no interior do RJ

Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, algumas redes de supermercado da Região Serrana do Rio de Janeiro restringiram, na quinta-feira (9/5), a compra de pacotes de arroz por pessoa física. O estado gaúcho é o que mais produz arroz no Brasil.

A Rede Superthal Supermercados, com lojas em Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo e Bom Jardim, por exemplo, limitou a compra de 10 quilos de arroz por cliente. “Essa medida visa prevenir o desabastecimento e assegurar que o máximo de pessoas possíveis possam adquirir o produto” – informou a rede.

Os relatos de limitação na compra de arroz começam a ser ouvidos em vários estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Supermercadistas destacam, porém, que há produto disponível e a medida é preventiva.

O Rio Grande do Sul é grande produtor de arroz e responde por cerca de 70% da produção nacional. Produtores gaúchos também são importantes no fornecimento de soja, milho, leite e derivados, além de proteínas animais – aves, suínos e bovinos.

No Rio Grande do Sul, ainda há trechos rodoviários interrompidos. Com isso, o fluxo de caminhões é bastante dificultado em algumas regiões e, por isso, estoques não têm recebido novas mercadorias.

Há, ainda, no caso gaúcho, demanda extraordinária gerada pela tragédia. A demanda por água potável, por exemplo, cresceu 12 vezes. Essa demanda também pode gerar restrições na venda por cliente e falta temporária de produtos.