Chuva forte causa enchente e estragos em Teresópolis, no RJ

Região do 3º Distrito foi a mais atingida, com alagamentos e destruição de casas e plantações. Teresópolis registra quatro ocorrências devido à chuva
A forte chuva que atingiu Teresópolis, na Região Serrana do Rio, durante toda a madrugada deste sábado (9) causou enchente e estragos em diversos pontos da cidade.
A Defesa Civil havia emitido alertas, que se confirmaram e afetaram com maior gravidade as localidades de Santa Rosa e Bonsucesso, no 3º Distrito.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, a região de Bonsucesso e Vieira registrou o maior volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 118,32 milímetros. O Rio Formiga, que desce de Vieira, transbordou, invadindo várias casas em Bonsucesso, destruindo móveis, eletrodomésticos, automóveis e plantações. Muitos moradores perderam tudo.
Chuva causa deslizamento e destruição em diversos bairros em Teresópolis
Vários vídeos foram divulgados nas redes sociais registrando os alagamentos e os danos causados nas casas e nas lavouras.
Na manhã deste sábado, a limpeza começou: colchões, roupas e móveis destruídos foram descartados, e um caminhão de lixo esteve no local exclusivamente para recolher esses entulhos.
Moradores reclamam da falta de drenagem do rio, acumulada há anos, e das tubulações de escoamento entupidas, agravando a situação.
Além de Bonsucesso, outras localidades também registraram altos índices de chuva, como Vieira (98,79 mm), Serra do Capim (103,56 mm), Campo Limpo (87,06 mm) e Três Córregos (73,88 mm).
Na zona urbana, a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra na Rua Governador Roberto Silveira, em São Pedro, e uma árvore em risco na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto.
Apesar dos estragos, a Defesa Civil informou que não há desabrigados ou desalojados oficialmente, embora moradores de Santa Rosa tenham relatado desalojamento, ainda a ser confirmado.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura deu apoio aos trabalhos de limpeza, mas a maior parte do trabalho ficou mesmo por conta dos próprios moradores, que descartaram os entulhos e desobstruíram vias.
A Secretaria Municipal de Assistência Social distribuiu algumas cestas básicas e colchonetes para ajudar os moradores afetados, mas eles dizem que ainda é pouco perto da necessidade de quem perdeu praticamente tudo o que tinha.
Quem se interessar em ajudar, pode entregar doações na sede do CRAS em Bonsucesso.