Thiago Santos será o único representante de uma hamburgueria brasileira na competição que reúne chefes do mundo todo. O hambúrguer escolhido une rúcula e molho com dez ingredientes. Chefe de Cabo Frio vai representar o Brasil em competição de hambúrguer nos Estados Unidos
Marina Coimbra
Fugindo do que considera óbvio, o chefe Thiago Santos, de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, preparou um hambúrguer que une rúcula e molho com dez ingredientes para um campeonato de hambúrguer nos Estados Unidos.
Ele será o único representante de uma hamburgueria brasileira no Boca Burger Battle 2024 que reúne chefes de todo o mundo, no dia 13 de julho, na Flórida.
O hambúrguer escolhido foi o “The Greatest Fusion” ou “A Grande Fusão” e leva pão de batata, burger de black angus, molho secreto Umami a base de GOCHUJANG (pasta de pimenta coreana), crispy de folha de arroz, duplo queijo americano e rúcula.
Segundo Thiago contou ao g1, é um hambúrguer que une sabores tropicais e orientais.
“Quando fui elaborar o hambúrguer, estudei os vencedores das competições anteriores e percebi que o picante e o agridoce estavam bastante presentes. Então, lembrei de uma experiência em um restaurante de comida japonesa, em São Paulo, que nunca mais saiu da minha memória gustativa e quis replicar aquele sabor. Foi quando cheguei ao molho que tem dez ingredientes e compõe o umami, aquele sabor que mantém o gosto por mais tempo no paladar”, explica Thiago.
Preparativos para escolher o hambúrguer começaram em janeiro.
Arquivo pessoal
O chefe conta que quis sair do que ele considera “óbvio” e não quis colocar bacon, ingrediente muito usado na construção do sabor agridoce. “A proposta é que o júri aprecie um hambúrguer que seja leve e ao mesmo tempo saboroso, além de marcar o inconsciente de quem experimentá-lo”, relata.
Ele embarca para a competição no dia 8 de julho, ao lado de uma equipe de cinco pessoas, e contou ao g1 que está muito confiante.
“Estamos com um hambúrguer muito surpreendente. As chances são grandes de voltarmos com algum título se Deus quiser”, disse.
Os preparativos para a competição começaram no final de janeiro, quando iniciou a conversa com os produtores e desde então, ficou pensando não apenas na receita do hambúrguer, mas também em toda estrutura que precisava montar, equipe, processos, etc.
Para ele, o maior desafio na competição, que ocorre no Sanborn Square Park, no centro de Boca Raton, vai ser criar vínculo com os participantes devido a diferença no idioma falado.
“Precisamos ter carisma o suficiente para que através da simpatia e um burger incrível, possamos ganhar o voto”, afirma.
Chefe Thiago Santos está confiante que poderá trazer algum título para Cabo Frio
Arquivo pessoal
Thiago é dono de três hamburguerias, sendo uma em Cabo Frio e outra e em São Pedro da Aldeia, ambas na Região dos Lagos e uma em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Após a competição, o hambúrger participante será comercializado no estabelecimento de Cabo Frio.
Apesar de morar e trabalhar em Cabo Frio, o chefe é natural de Vitória, no Espírito Santo, e mora há oito anos na cidade. Ele se considera um cabofriense.
“Fui abraçado pelo povo dessa cidade assim como o povo que passa por ela.Cabo Frio é uma terra que abraça a todos, uma cidade que recebe pessoas novas diariamente e tem vocação para hospitalidade”, afirma.