Uma das candidatas aprovadas relatou que a falta de respostas mexe com o emocional
O concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos segue rendendo polêmica. Desta vez, candidatos aprovados procuraram a reportagem do Manchete RJ para relatar que eles estão perdidos com relação a data que será aplicada a próxima etapa. Como muitos moram em outras cidades, existe a preocupação de que falte tempo para se programar.
“Nós queremos um cronograma, pois precisamos nos organizar. Estamos perdidos. Muitos moram em outras cidades, precisam pedir demissão, ajeitar a vida, e não nos apresentam resposta nenhuma”, disse um aprovado que preferiu não se identificar.
A situação é a seguinte: todos os candidatos aprovados tiveram até o dia 21 de maio para entregarem os documentos que estão sendo analisados na etapa de investigação social. Sendo assim, já são 35 dias sem respostas sobre quando a próxima (curso de formação) será realizada.
Com a falta de cronograma enviado aos candidatos, a lista de reclamações só aumenta. “Mexe muito com nosso emocional”, relatou uma aprovada. O Manchete RJ teve acesso a relatos de pessoas que estão sendo afetadas por esta situação. Vale ressaltar que o concurso contou com mais de 500 aprovados.
Em nota, a Prefeitura informou que toda condução do processo compete ao Instituto Consulplan, que afirma com brevidade a próxima etapa.
“Os candidatos aprovados apresentaram a documentação e, a partir de agora, serão realizadas as investigações sociais. E como foi em todas as outras etapas, o Instituto afirma com brevidade a próxima etapa. Em nenhum momento os candidatos ficaram desorientados ou com a ausência de informações por parte do Instituto Consulplan, que respeita o prazo que é necessário para que seja feita a investigação social. A partir daí, prosseguem as etapas subsequentes de acordo com o cronograma de trabalho.”, explicou a Prefeitura.
Mesmo após os relatos do poder executivo, os aprovados seguem negando qualquer existência de calendário ou algum prazo pré-estabelecido. Eles alegam que só foi apresentado cronograma até o Teste de Aptidão Física, realizado em fevereiro.
Fonte: Manchete RJ