Com uso de tecnologias avançadas e tecidos sustentáveis, alunos vão apresentar as produções na Fevest, que começa na terça (25). Alunos levam ‘moda do futuro’ para a Fevest 2024, em Nova Friburgo
Divulgação
Alunos da Firjan Senai Espaço da Moda de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, desenvolveram peças produzidas com couro feito de kombucha, tecidos impressos com filamentos sustentáveis na impressora 3D, sensores com funções preventivas para a saúde e bem-estar, tecidos inteligentes, moda digital com design 3D e materiais reciclados cortados na máquina de corte à laser criando formas estruturadas e sofisticadas.
Esses são apenas alguns dos elementos presentes na coleção do Projeto Integrador Novo Talentos 2024, que será apresentada na maior feira de lingerie, moda praia e fitness do Brasil: a Fevest.
O evento começa nesta terça-feira (25) e segue até o dia 27 de junho em Nova Friburgo.
“O desafio do projeto foi a criação de peças inovadoras utilizando tecnologia embarcada, wearables e biomateriais, que retratam uma ‘Moda do Futuro’, cada vez mais presente no nosso cotidiano. A integração de moda e tecnologia está moldando o futuro da indústria, tornando-a cada vez mais sustentável e personalizada. Os nossos alunos estão sendo preparados para essa nova era da moda”, ressaltou Milena Cariello, coordenadora de educação profissional da Firjan Senai Espaço da Moda.
Uma das peças selecionadas para o desfile de abertura da feira é “Biotech”
Divulgação
Uma das peças selecionadas para o desfile de abertura da feira é “Biotech”, que agrega inovação e sustentabilidade, com aplicação da biotecnologia na moda, a partir da kombucha, transformada em um tecido sustentável e ecológico.
Essa película é composta principalmente de celulose, um polímero orgânico que pode ser manipulado para criar um material similar ao couro. Tecido que possui um visual único e com uma textura que pode variar de suave a ligeiramente rugosa.
Outra peça em destaque para bem-estar e conforto na hora da prática de esportes é a “Skin”, seu tecido com tecnologia avançada, ameniza os sintomas da dermatite atópica e visa transformar a vida de muitas pessoas.
A utilização de tecido com tecnologia de microencapsulação que libera gradualmente ingredientes calmantes, como aloe vera e também proteção UV, e ação antibacteriana, garantindo que o atrito do tecido a pele não cause maiores desconfortos durante seu uso.
A coleção completa terá um desfile especial no dia 26 de junho, às 17h, na Arena Firjan Senai. As peças foram criadas pelos estudantes dos cursos Técnico em Vestuário do Novo Ensino Médio Firjan Senai Sesi – Técnico em Vestuário, Assistente de Produção e Aprendizagem Técnica da Firjan Senai Espaço da Moda.
Outra peça em destaque para bem-estar e conforto na hora da prática de esportes é a “Skin”
Divulgação