Escola Estadual de Nova Friburgo zera evasão escolar e conquista o Prêmio Ouro da Firjan SESI

Uma escola estadual de Nova Friburgo alcançou uma marca excepcional: zerar a taxa de evasão escolar no Ensino Médio entre 2023 e 2024, o que lhe rendeu o Prêmio Ouro na edição 2025 do Firjan SESI + SEEDUC de Combate à Evasão Escolar. O reconhecimento foi anunciado nesta segunda-feira (8), em evento que destacou 66 escolas estaduais do Rio de Janeiro com desempenho exemplar.

Como foi o processo de premiação

  • A premiação envolveu escolas que enfrentaram o problema da evasão ao longo do ano letivo de 2023-2024, com base em dados oficiais do INEP e das secretarias de Educação.
  • Do total de 66 escolas premiadas, 14 receberam a distinção Ouro (categoria máxima), que inclui uma imersão internacional para os gestores, e 52 o Prêmio Prata, com imersões nacionais e acesso a projetos de boas práticas.

Destaques de Nova Friburgo e Região Serrana

  • A escola vencedora na categoria Ouro foi o Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, localizado em Vargem Alta, distrito rural de Nova Friburgo.
  • Outra unidade de Nova Friburgo, o Colégio Estadual Dr. Tuffy El-Jaick, situada no bairro Duas Pedras, recebeu o Prêmio Prata, reconhecida também por zerar a taxa de evasão escolar.

Fatores que fizeram a diferença

Segundo relatos da direção escolar, o segredo por trás dos resultados está numa combinação de:

  • acolhimento direto: professores, orientação educacional e direção fortalecendo vínculos com os alunos;
  • atenção individualizada para alunos com dificuldades, identificando sinais precoces de abandono e intervendo para mantê-los ativos na escola;
  • incentivos para permanência e ambiente escolar que estimula pertencimento, reduzindo fatores que historicamente contribuem para evasão.

Impacto social e político

  • O estado do Rio de Janeiro fechou o período com taxa de abandono de cerca de 5,6% no Ensino Médio — número que torna ainda mais significativo o fato de dezenas de escolas terem zerado essa evasão.
  • A premiação fortalece a narrativa de que, mesmo em contextos com desafios estruturais (rurais, periferias, falta de transporte etc.), é possível implementar ações eficazes para reter alunos. Esse tipo de iniciativa pode servir como modelo para outras escolas do estado.