Fé e tradição: fiéis se reúnem para confeccionar tapetes de Corpus Christi em Campos

Em um gesto de fé, arte e tradição, centenas de fiéis católicos se reuniram nesta quinta-feira (19) no Centro de Campos dos Goytacazes para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi, que cobriram ruas e calçadas com imagens sacras, símbolos religiosos e mensagens de esperança.

A confecção dos tapetes mobilizou comunidades paroquiais, grupos de jovens, catequistas, escolas e movimentos pastorais, que chegaram ainda na madrugada para dar início à montagem dos desenhos — feitos com serragem colorida, sal tingido, areia, borra de café, tampinhas e outros materiais reaproveitáveis.

A manifestação de fé acontece todos os anos em celebração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia e culmina com uma grande procissão, que percorre os tapetes montados nas principais vias da cidade, especialmente na área próxima à Igreja do Santíssimo Salvador, no coração do Centro.

“É uma tradição que passa de geração em geração. Além de ser um momento de oração e união, também é uma forma de evangelizar com arte e beleza”, disse dona Marlene, voluntária da Paróquia São Benedito, que participa da montagem há mais de 20 anos.

Este ano, os tapetes retrataram não só símbolos tradicionais como o cálice, o cordeiro e a cruz, mas também mensagens de paz, fraternidade e solidariedade diante dos desafios atuais vividos pela sociedade.

A celebração de Corpus Christi em Campos reafirma a força da religiosidade popular e a capacidade das comunidades de se mobilizarem em torno da fé, da cultura e do compromisso com o próximo.