“Em mais de 15 anos de experiência, eu nunca tinha visto um tumor de ovário tão grande”, relata o Dr. Lauro Massaud Conde, que realizou a cirurgia. Médico Dr. Lauro Massaud, segurando tumor de 15 kg retirado de moradora em Rio das Ostras.
Dr. Lauro Maussad / arquivo pessoal
Após cinco meses enfrentando recusas médicas devido à complexidade do caso, uma moradora de Rio das Ostras (RJ), finalmente conseguiu realizar a retirada de um tumor ovariano gigante, que pesava quase 15 kg. A cirurgia foi realizada na Santa Casa de Bom Jardim pelo cirurgião Dr. Lauro Massaud Conde.
Desde setembro de 2024, a paciente, que não quis se identificar, buscava um especialista que aceitasse realizar o procedimento. No entanto, vários médicos recusaram o caso, inclusive em instituições de referência.
Segundo o cirurgião, o tumor tinha um crescimento acelerado e ocupava toda a cavidade abdominal da paciente, dificultando sua respiração e mobilidade.
“Em mais de 15 anos de experiência, eu nunca tinha visto um tumor de ovário tão grande”, relatou o médico ao g1.
A cirurgia foi descrita como um procedimento limite, de alta complexidade, tanto do ponto de vista cirúrgico quanto anestésico. A equipe médica contou com a participação do anestesista Dr. Luiz Eduardo Barros e do cirurgião Dr. Jorge Quintes.
A operação ocorreu sem intercorrências, e a paciente já está em casa, se recuperando. Ela aguarda agora o resultado da biópsia para definir os próximos passos do tratamento.
Emocionado, Dr. Lauro relatou ao g1 um dos momentos mais marcantes da experiência:
“O mais gratificante foi quando um parente da paciente me disse: ‘Doutor, eu posso te dar um abraço? Porque você não salvou uma vida, você salvou uma família.’ É isso que nos engrandece e nos lembra do valor do nosso trabalho.”