2º turno: Eleitores de Petrópolis vão às urnas para escolher o novo prefeito da cidade

Disputam o cargo, Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL). O Cartório Eleitoral de Petrópolis funciona no prédio do Fórum da cidade
Priscila Torquato
O 2º turno das Eleições Municipais 2024 será disputado neste domingo (27). Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, mais de 245 mil eleitores estão aptos a votar, e poderão escolher entre Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL) para o cargo de prefeito.
No Rio, apenas Petrópolis e Niterói decidem o comando do Executivo municipal em 2º turno. O horário de votação será das 8h às 17h (horário de Brasília).
Na primeira etapa do pleito, a disputa foi acirrada. O resultado saiu nas sete últimas urnas. Hingo Hammes (PP) recebeu 49,96% dos votos válidos e Yuri Moura (PSOL) ficou com 17,77%.
No município, 174.089 eleitores (as) compareceram às urnas no 1º turno, o que representa 71% do total de eleitores aptos. As abstenções atingiram quase 29%, brancos e nulos somaram 9,48% dos votos.
As urnas que serão utilizadas no domingo (27) já estão prontas. Segundo o TRE-RJ, foram destinadas 911 urnas eletrônicas para Petrópolis, sendo 801 para seções eleitorais e outras 110 de contingência. No 1º turno foram substituídas 10 urnas no município, o que representa 1,24% do total de equipamentos utilizados. Petrópolis conta com 124 locais de votação, com 801 seções eleitorais.
Eleitores terão gratuidade no transporte público
Atendendo à orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Prefeitura de Petrópolis decretou gratuidade no transporte público municipal, das 7h às 18h, por ocasião do calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, no 2º turno das eleições Municipais. Não haverá gratuidade nas linhas executivas.
Nos dias e horários indicados, todo o Sistema de Transporte Público Coletivo Regular de Passageiros deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis, para atender ao aumento no fluxo de pessoas.
Documentos válidos para a identificação do eleitor
De acordo com a Justiça Eleitoral, os documentos precisam ser legíveis e que seja possível comprovar a sua identidade por meio da apresentação de um deles. Os documentos aceitos são:
a carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
o passaporte;
o certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
a carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
o aplicativo e-Título (opção exclusiva para quem já cadastrou as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possui fotografia no documento digital).