Inter TV RJ faz a maior cobertura das eleições municipais com debates, entrevistas e transmissão de mais de 10 horas pelo g1

Emissora segue na cobertura do segundo turno em Petrópolis. Saiba o que está programado. Jornalismo da Inter TV contou com debates e mais de 10 horas de transmissão ao vivo pelo g1
Reprodução Inter TV RJ
O jornalismo da Inter TV RJ está fazendo a maior cobertura da história em eleições municipais, com equipes espalhadas pelas principais cidades do Rio de Janeiro. Depois de cobrir o primeiro turno, os jornalistas seguem focados no 2º turno, que será disputado na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio (saiba mais ao final do texto).
A quantidade de conteúdos produzida até agora é extensa e pode ser conferida no Globoplay e páginas do g1 Região dos Lagos, Norte Fluminense e Região Serrana.
Além de reportagens em municípios com mais de 100 mil habitantes exibidas logo cedo no Bom Dia da Inter, o RJ1 contou com 21 entrevistas com candidatos às prefeituras de Petrópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes.
Inter TV entrevistou candidatos às prefeituras de Petrópolis, Cabo Frio, Campos e Nova Friburgo
Reprodução Inter TV RJ
A agenda diária dos candidatos foi divulgada no RJ1 e RJ2, que também teve produções especiais pautadas nas eleições.
Debates
Um momento muito aguardado pelos eleitores foram os debates com os candidatos às prefeituras de Campos, Cabo Frio e Nova Friburgo, mediados por Bette Lucchese e André Trigueiro. E os internautas também puderam conferir os debates de Campos e Nova Friburgo pelo g1.
Bette Lucchese e André Trigueiro mediaram os debates da Inter TV RJ
Reprodução Inter TV RJ
“Eu acho o debate uma oportunidade maravilhosa para o eleitor, para o nosso telespectador. Ele pode esclarecer todas as dúvidas, ver, realmente, quem é o melhor candidato, quem apresenta as melhores propostas”, disse a jornalista Bette Lucchese, que mediou os debates com os candidatos de Nova Friburgo e Campos.
O diretor de jornalismo da Inter TV RJ, Rolf Danziger, ressaltou a relevância do jornalismo neste momento.
Equipe na cobertura da apuração dos votos durante transmissão ao vivo no g1
Ariane Marques/g1
“O que comunicamos pode influenciar diretamente na percepção que o eleitor tem dos candidatos e das propostas. Por isso, o compromisso com a verdade, com a pluralidade de vozes e com a clareza é o que norteia nosso trabalho. No final das contas, o que dizemos e como dizemos têm um impacto direto na qualidade da democracia, já que, através de nossos telejornais e portais de notícias, ajudamos a formar a consciência crítica do cidadão”.
“O que comunicamos pode ser a diferença entre um voto bem pensado e um voto levado pelo impulso ou pela desinformação”, disse Rolf Danziger.
Cobertura pelo g1
Eleitores puderam acompanhar a cobertura de eleições, ao vivo, pelo g1 no dia da votação, em 6 de outubro
g1
Além de transmitir dois debates da TV, a cobertura na internet também contou com o maior tempo de transmissão já realizada pelo g1, ao vivo, no dia 6 de outubro, domingo de eleições. Foram mais de 10 horas de programa especial apresentado pelos jornalistas da Inter TV RJ.
“Quanto mais canais para distribuir a informação, melhor. Se o eleitor estava assistindo pela TV, nosso jornalismo estava lá. Se estava acompanhando pelo celular, a gente também estava lá, assim como, nas redes sociais e canais no WhatsApp. Sempre com os dados checados com agilidade por uma equipe profissional e dedicada”, contou Ariane Marques, coordenadora do g1 e produtos digitais na Inter TV RJ.
Equipes do jornalismo levaram informação aos eleitores pela programação da TV e pelo portal e g1
Reprodução Inter TV RJ
Os mais de 3 milhões de telespectadores das 50 cidades com sinal da emissora também puderam acompanhar a cobertura em Tempo Real pelo g1, com vídeos, fotos e muita informação, desde a abertura da votação até o resultado nas urnas. E quem ficou sintonizado na TV acompanhou dezenas de entradas ao vivo ao longo do domingo de eleições na grade de programação da emissora.
Rolf Danziger, diretor de jornalismo da Inter TV RJ, falando da importância da cobertura em ano eleitoral
Reprodução Inter TV RJ
“A Inter TV vem fazendo essa cobertura desde agosto, setembro, com muitas matérias, muitas entrevistas com candidatos a prefeito. E a gente chegou aí nessa reta final de cobertura com três debates, e nesse dia, de 6 de outubro, a gente conseguiu botar uma extensa programação no g1, fazendo tudo o que a gente podia para levar a informação bem apurada para o nosso telespectador”, concluiu Rolf Danziger, diretor de jornalismo da Inter TV RJ.
O planejamento foi fundamental, pois era preciso cobrir as eleições sem perder o foco da cobertura diária, dos factuais.
Fred D’Amato, chefe de redação da Inter TV RJ, em entrevista sobre a cobertura nas eleições
Reprodução Inter TV RJ
“Foi um trabalho que começou bem antes da cobertura, com reuniões de planejamento e também com a troca de experiências com outras redações, no Rio e em São Paulo. Não foi uma operação fácil, mas que se tornou viável com o time de profissionais comprometidos e empenhados num único objetivo: levar informação de qualidade a todos os nossos telespectadores”
“E o nosso trabalho não termina aqui. Nos próximos quatro anos, como pede o bom jornalismo, vamos fiscalizar e fazer com que cada promessa dos candidatos eleitos seja efetivamente cumprida”, disse o chefe de redação da Inter TV RJ, Fred D’ Amato.
2º turno em Petrópolis
A Inter TV fez reunião com representantes dos candidatos à Prefeitura de Petrópolis, Hingo Hammes (PP) e Yuri (PSOL), para informar os critérios de cobertura e entrevistas nesta reta final para o 2º turno das eleições, que será no dia 27 de outubro.
Cada candidato participará de uma entrevista de 30 minutos, que será exibida no RJ1 apenas para os municípios que assistem o sinal da Inter TV Serra+Mar.
Respeitando a ordem de representatividade no Congresso Nacional (de mais para menos), as exibições serão nas seguintes datas:
• Hingo Hammes – dia 16/10 (quarta)
• Yuri Moura – dia 17/10 (quinta)
Todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay, na íntegra.
No g1, os candidatos também vão participar do Jogo Eleitoral, que estará disponível, em breve, para os eleitores. No jogo será possível saber o que Hingo Hammes e Yuri pensam a respeito de 10 temas de interesse da população de Petrópolis. A ideia é que o eleitor saiba, a partir das respostas, com qual candidato mais se identifica.