Fogo atinge vegetação do Monumento Natural da Maria Comprida, em Petrópolis: ‘É um desastre sem igual’

Moradores se preocupam com os animais e com a aproximação do fogo até as casas. Brigadistas do Inea atuam em outro ponto do monumento. Órgão disse que aeronave será enviada à região para combater o incêndio que se aproxima das residências. Incêndio em vegetação preocupa moradores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio
Carlos Miranda/g1
O fogo está consumindo a vegetação do Monumento Natural da Maria Comprida, no bairro Secretário, no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A área faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).
Segundo os moradores, o incêndio começou na quarta-feira (11), mas até o começo da tarde desta sexta-feira (13), não havia equipes dos bombeiros trabalhando no local. Isso porque os agentes atuam no Caxambu, que fica no primeiro distrito, na região central, longe de Secretário.
Brigadistas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) atuam no outro lado da montanha, que também é atingida pelo fogo. Enquanto isso, moradores do condomínio Capim Roxo, na Vila de Secretário, seguem desesperados vendo o fogo se aproximar das casas.
Fogo consome vegetação em Secretário, distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis
No começo da tarde, o Instituto Estadual do Ambiente disse ao g1 que enviará uma aeronave para fazer o combate também no local onde tem as casas.
Janice Caetano, presidente do Instituto Caminho da Rosa, entidade sem fins lucrativos que realiza ações sociais na região, alerta para a gravidade da situação. A preocupação também é com a diversidade de espécies que vivem no Monumento.
“É assustador porque não a gente não tem muitas ferramentas para poder combater. É um desastre sem igual. O fogo já está aqui muito perto das casas a gente já teve incêndios aqui em 1994, em 2004… Em 2014 chegou muito perto das casas, muitos bichos morreram: bicho-preguiça, tamanduá, então a gente tá com um sentimento muito ruim de que é um desastre sem igual”, alertou Janice.
Equipes do Inea atuam combatendo o incêndio em outro ponto do Monumento Natural Maria Comprida
Carlos Miranda/g1
Mapeamento dos incêndios
Na tarde desta sexta-feira (13), um helicóptero do Inea começou a fazer um sobrevoo de reconhecimento no distrito de Pedro do Rio, justamente para mapear as áreas atingidas pelo fogo. Um dos locais também afetados é a mata que fica às margens da BR-040, ainda na altura de Pedro do Rio.
Incêndio às margens da BR-040, na altura de Pedro do Rio
Rhayssa Motta/g1