Baixo índice de de vacinação contra poliomelite em Campos

A meta do munícipio é alcançar 95% do público alvo

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite em Campos teve uma adesão muito abaixo do esperado, com apenas 30% das doses previstas sendo aplicadas. A meta inicial era vacinar 95% das 25.414 crianças de 1 a 4 anos, mas foram administradas apenas 7.297 doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”.

Mesmo com o fim da campanha em junho, as vacinas continuam disponíveis conforme o calendário de rotina. A Vacina Inativada Poliomielite (VIP), destinada a crianças menores de 1 ano, está disponível e é administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Leonardo Cordeiro, assessor técnico de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destacou que a cobertura vacinal para VIP e VOP está em torno de 65%, com 20.557 doses aplicadas até agora. Ele pediu à população que continue procurando os locais de vacinação para manter a proteção contra a poliomielite.

Desde 1989, o Brasil não registrou casos de poliomielite, mas as taxas de vacinação têm caído ao longo dos anos, o que é preocupante para a saúde pública.

Para atualizar a caderneta de vacinação, os pais ou responsáveis devem levar as crianças acima de 2 meses aos postos de saúde com documentos pessoais, CPF ou Cartão do SUS, e a caderneta de vacinação.