Projeto que autoriza o armamento da Guarda Municipal do Rio será votado nesta terça

O tema bem sendo muito debatido aos longo dos anos e visa aumentar a segurança na cidade

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro está novamente em pauta na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 13 de agosto. O projeto, que foi apresentado em 2018, já foi discutido em 19 ocasiões sem ser votado até o momento.

A versão atual da proposta, que foi modificada em março deste ano, restringe o uso de armas de fogo a grupamentos especiais da Guarda Municipal, como o Grupo de Operações Especiais, o Grupo Tático-Móvel e a Casa Militar do prefeito. Isso significa que não será a totalidade da corporação que terá acesso a armamentos, mas apenas essas unidades específicas.

A votação está prevista para começar às 16h, e para ser aprovado, o projeto precisa do apoio de pelo menos 34 dos 51 vereadores. Caso seja aprovado, passará ainda por mais uma sessão de votação.

O tema do armamento da Guarda Municipal é um dos principais pontos debatidos nas eleições municipais, com a maioria dos candidatos à Prefeitura do Rio defendendo a medida. No entanto, há divisões significativas entre os vereadores, com o sindicato dos Guardas apoiando a proposta original que previa o armamento total da corporação e os vereadores de oposição se manifestando contra a medida modificada.