Incêndio destrói casarão histórico em Nova Friburgo

No imóvel, de 1911, funcionava um restaurante. As chamas consumiram rapidamente toda a estrutura na madrugada deste sábado (1). Incêndio destrói casarão histórico em Nova Friburgo
Reprodução redes sociais
Um incêndio de grandes proporções destruiu um restaurante em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na madrugada deste sábado (1°). As chamas consumiram rapidamente toda estrutura de madeira do casarão histórico onde o restaurante funcionava, queimando portas, janelas e toda base do telhado.
O incêndio começou por volta das duas da manhã, quando os bombeiros foram acionados. O fogo foi controlado em menos de uma hora.
Ninguém ficou ferido. O centro comercial onde o restaurante fica localizado estava fechado na hora do incêndio.
Os donos do restaurante não quiseram gravar entrevista. As causas do incêndio estão sendo investigadas.
Em nota à imprensa, o Espaço Arp informou que a área foi devidamente isolada, mas que o centro comercial está funcionando normalmente. Veja a nota na íntegra:
“Na madrugada deste sábado, 1° de junho, um incêndio atingiu o casarão do Espaço Arp. A construção é de 1911, um marco significativo da arquitetura local e abriga uma parte muito importante da história da nossa cidade.
A Arp Empreendimentos Imobiliários vem esclarecer que o incêndio que danificou o Casarão ocorreu quando o Espaço Arp já estava fechado para o público, tendo sido controlado pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos e as causas do incêndio ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas. O local está devidamente isolado e todas as medidas de segurança já foram tomadas.
O casarão tem grande valor cultural e histórico para a cidade e para a família Arp. Nos últimos anos, ele era locado para serviço de restaurante e também como ponto de interesse para visitação.
A partir da próxima segunda-feira, o Espaço Arp estará com uma equipe emergencial dedicada a iniciar o projeto para reestabelecimento do Casarão.
Após tomadas todas as medidas de segurança, a área em torno do casarão, por volta de 500m2 foi devidamente isolada. Os demais 11 edifícios do Espaço Arp não foram atingidos pelo incêndio, e suas atividades permanecem em normal funcionamento.”
Casarão que pegou fogo é histórico
O casarão foi residência do empresário alemão Julius Arp, responsável pela instalação em 1911 da Fábrica de Rendas ARP, que ajudou no desenvolvimento econômico e industrial de Nova Friburgo.
Julius Arp inclusive foi o responsável pela chegada da luz elétrica na cidade, implementando a tensão 220V, que permanece até hoje e é uma das marcas registradas de Nova Friburgo.
O casarão funcionou por um tempo como um espaço de atendimento médico para os funcionários da fábrica, museu e há alguns anos foi alugado por um restaurante.