A ressaca no mar que atingiu o bairro Fronteira, em Macaé, no Norte Fluminense, neste fim de semana, deixou cerca de 180 pessoas desalojadas e sete desabrigadas, segundo dados atualizados pela Prefeitura na tarde desta segunda-feira (20). O governo disse ainda que trabalha na liberação de aluguel emergencial no valor de R$ 990.
Ainda segundo o município, as vítimas são pessoas que decidiram permanecer em uma área que já se encontrava interditada pela Defesa Civil.
Os desabrigados foram encaminhadas para o abrigo do Hotel de Deus. Já as pessoas desalojadas estão recebendo atendimento no ponto de apoio montado no Centro de Convivência da Praça da Fronteira.
Área atingida
O local afetado está na faixa entre as travessas oito e 12 do bairro Fronteira, uma área que já havia sido interditada. Em busca ativa, a Defesa Civil identificou e interditou 60 imóveis em situação de risco por causa da ressaca deste fim de semana. Uma casa e um triplex, que estavam vazios, desabaram na manhã deste domingo.
Ao todo, foram registrados cinco desabamentos (parcial ou total), uma erosão na pista e cinco quedas de poste. O cenário assustou os moradores da região.
Solução do poder público
A Prefeitura informou que contratará estudo técnico de oceanografia entre as travessas 1 e 14, para que sejam apontadas as medidas necessárias para o local. O objetivo é buscar uma solução definitiva para o caso.
A Defesa Civil pede que a população, em caso de emergência, entre em contato pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp: (22) 99103-4275. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.
*Com informações do G1