Declaração foi dada no salão oval da Casa Branca, enquanto o presidente norte-americano assinava os primeiros decretos do segundo mandato como presidente
No momento de assinatura de decretos durante sua posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma declaração sobre as relações entre os Estados Unidos e a América Latina, afirmando que o Brasil e os países da região precisam mais dos EUA do que o contrário. Trump ressaltou que espera uma relação “ótima” com o Brasil, mas deixou claro que os Estados Unidos não dependem da América Latina, dizendo: “Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles. Não precisamos deles, eles precisam de nós. Todos precisam de nós.”
A declaração ocorreu após a jornalista brasileira Raquel Krähenbühl questioná-lo sobre o Brasil e a China terem uma proposta conjunta para promover uma conversa entre Ucrânia e Rússia. Trump respondeu prontamente que estava “pronto” para a iniciativa, mas demonstrou surpresa ao ser questionado sobre um possível encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, perguntando como o Brasil estava envolvido, já que a questão era nova para ele.
Por outro lado, o presidente Lula, em seu discurso de abertura da reunião ministerial, expressou um desejo de boa convivência com os EUA, destacando que torcia por uma “gestão profícua” de Trump em seu segundo mandato. Lula minimizou as implicações da eleição de Trump para a democracia global e reiterou que o Brasil não busca confrontos, sinalizando um desejo de cooperação pacífica nas relações internacionais.